quarta-feira, 31 de março de 2010

Defesa Civil de Nova Iguaçu divulga balanço final da Operação Verão 2010



Hoje, 31/03, está sendo encerrada a Operação Verão 2010 do Sistema Municipal de Defesa Civil da cidade de Nova Iguaçu (SIMUDEC). Criada pelo Decreto Nº 8.502, a Operação Verão teve início em 20/11/2009 com o objetivo de manter em condições excepcionais de acionamento o complexo administrativo da prefeitura, os órgãos estaduais, federais e as organizações não-governamentais presentes na cidade para atendimentos de urgência e emergência da Defesa Civil municipal, em face do Verão, estação de maior incremento das precipitações pluviométricas.

As ações durante o período foram coordenadas pela Defesa Civil de Nova Iguaçu, que elaborou um plano de contingência denominado Plano Verão 2010 que, além dos recursos disponíveis, tais como máquinas pesadas, viaturas, equipamentos, leitos de hospitais e recursos humanos, catalogou também os pontos críticos da cidade e os contatos dos responsáveis pelas pastas, a serem acionados de domingo a domingo, durante 24 horas. Todo o planejamento foi realizado no período de normalidade e lançado ainda em novembro, com um mês de antecedência ao início da estação. A Defesa Civil municipal lançou-se ainda nas redes sociais, criando seu blog e twitter, por onde são divulgados diariamente a previsão meteorológica, as atividades da Coordenadoria e o nível de Alerta/Alarme em que se encontra o SIMUDEC.

"A essência da Defesa Civil é a prevenção e a preparação, é o planejamento antecipado aos desastres previsíveis. Agradecemos a todos os componentes do SIMUDEC pelo apoio irrestrito às nossas ações conjuntas. A Operação Verão 2010 foi um sucesso", afirmou o Ten Cel BM Paulo Renato Vaz, coordenador da Defesa Civil de Nova Iguaçu.

A Defesa Civil municipal não registrou nenhuma ocorrência com vítima fatal, zerando o número de mortos. As ocorrências atendidas pelo órgão durante a Operação Verão 2010 foram as seguintes:

- ALAGAMENTOS: 68

- AMEAÇA DE DESABAMENTO: 93

- APOIO A EVENTOS: 63

- APICULTURA: 28

- DESABAMENTOS: 34

- DESLIZAMENTOS: 118

- INFILTRAÇÕES: 41

- RACHADURAS: 33

- VISTORIAS TÉCNICAS DIVERSAS: 39

- TOTAL: 517 OCORRÊNCIAS.

2 comentários:

  1. Quero parabenizar a equipe da defesa civil de Nova iguaçu, pelo trabalho realizado no plano verão.
    "Saber não basta, devemos aplicar. Desejar não basta, devemos fazer".

    ResponderExcluir
  2. favor atender o telefone obrigado

    ResponderExcluir