quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"É preciso planejamento contra as chuvas", por Agostinho Guerreiro, presidente do CREA-RJ



O homem é altamente adaptável. A ocupação maciça do planeta pode ter nos dado a impressão de que dominamos a natureza. Ledo engano. Quanto mais interferimos nos ciclos naturais do ecossistema, mais sofremos as consequências. E uma demonstração clara é o estado de calamidade do qual ainda se recuperam regiões do País, sendo o Sul e o Sudeste os mais castigados em consequência das chuvas deste verão.

Desabamentos, enchentes, pessoas soterradas, desabrigadas, perdas materiais e de vidas. A tragédia pode ser evitada, ou ao menos amenizada, caso as autoridades dessem mais atenção à prevenção, evitando o desgaste de atuar apenas em obras emergenciais, após o estrago.

Em períodos de estiagem e tempo bom, como agora no Rio, o assunto perde força nos noticiários, mas não podemos deixá-lo de lado. No caso do estado, repleto de baixadas, morros e montanhas, o monitoramento constante das encostas é dever de casa.

Aos fatores climáticos e ambientais se somam os que surgem da falta de planejamento urbano, como a ocupação de áreas de preservação ambiental ou inseguras. É preciso que o planejamento leve em consideração as condições geológicas. Essas ações, em conjunto com política habitacional, ajudaria milhares de famílias a saírem de áreas de risco.

Estabelecer uma cultura preventiva significa não apenas trabalhar para evitar tragédias, mas também articulação dos diversos níveis de governo responsáveis pelo bem-estar da população.

Uma política séria de proteção das encostas só terá prosseguimento caso haja vontade política e esforço conjunto. E ela pode começar, por exemplo, por mais investimentos na contenção das encostas e na contratação de pessoal especializado para tal tarefa, fortalecendo e ampliando organizações como a Geo-Rio.

Publicado no Jornal O Dia On Line, Conexão Leitor, em 25/02/2010.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ten Cel BM Paulo Renato recebe homenagem do Rotary Club de Nova Iguaçu



O sol nasce no leste. Esse é o lema do Rotary Club de Nova Iguaçu - Leste que em almoço comemorativo homenageou, hoje, na churrascaria Rodeio Gaúcho, ao lado da casa de shows Riosampa, o coordenador da Defesa Civil municipal, Ten Cel BM Paulo Renato Vaz, pelos relevantes serviços prestados à comunidade iguaçuana nos mais de 5 anos em que se encontra à frente do órgão.

"Temos a honra de homenagear neste almoço festivo o tenente-coronel bombeiro Paulo Renato, coordenador da Defesa Civil da prefeitura de Nova Iguaçu, que muito nos honra com sua presença entre nós", disse Dewett Catramby Filho, presidente do Rotary Club de Nova Iguaçu - Leste.

"Agradeço o convite e a homenagem que recebo. O Rotary é um grande parceiro de todas as Defesas Civis, o que me deixa ainda mais feliz e ansioso, pois agora minha responsabilidade torna-se ainda maior para continuar merecendo essa honraria. Contem sempre conosco", concluiu Paulo Renato.

O Rotary é uma organização dedicada à prestação de serviços humanitários e promoção da boa vontade e paz mundial, que incentiva a prática de altos padrões éticos, integrada por líderes profissionais e empresários que tenham aceito o ideal de servir como base para obtenção de realização completa de vida.

O Rotary Club está presente em mais de 200 países, com mais de 32.000 clubes em todo o mundo, somando mais de 1 milhão e duzentos mil de rotarianos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Defesa Civil de Nova Iguaçu e EMLURB removem escombros de muro que caiu sobre carro


Técnicos da Defesa Civil municipal e da EMLURB, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana, estão desde cedo numa ocorrência de remoção dos escombros decorrentes da queda parcial do muro de um condomínio sobre um automóvel no bairro Caonze.

A operação é supervisionada pelo arquiteto Sidney Neves, da Defesa Civil de Nova Iguaçu: "A queda foi ocasionada pela forte chuva do final de 2009 e início de 2010, concentrada aqui no bairro. Já eliminamos toda e qualquer possibilidade de desabamento do remanescente do muro, não há mais risco. O trabalho agora, que deve durar até 4ª feira, é exclusivamente de limpeza urbana", disse o arquiteto.

Nova Iguaçu apresenta hoje tempo bom, céu claro e parcialmente nublado, com a temperatura próxima aos 40º. Não há previsão de chuva até 4ª feira.

Seja bem-vindo: Defesa Civil de Nova Iguaçu lança novos blog, e-mail e twitter após ataque hacker


A Defesa Civil da Prefeitura de Nova Iguaçu está lançando novos blog, e-mail e twitter após seus anteriores terem sido danificados por ataque hacker.

Mais inteligente, leve e interativo, o blog foi totalmente remodelado e dispõe de novas ferramentas, como a previsão meteorológica do conceituado CPTEC/INPE, além de enquete semanal onde o visitante poderá participar ativamente deixando registrada sua opinião em temas relacionados com atualidades referentes às atividades da Defesa Civil.

Todas as matérias antigas foram salvas pelo setor de Informática da Defesa Civil municipal e os interessados poderão solicitá-las por e-mail. Em todos os novos endereços será possível observar os caracteres "199", número do telefone de emergência, gratuito e 24h, da Defesa Civil de Nova Iguaçu.

Os novos domínios são:

BLOG: www.defesacivilni199.blogspot.com

E-MAIL: defesacivilni199@gmail.com

TWITTER: http://twitter.com/defcivni199